foto rede laço 2

Parceiras da Rede Laço de Voluntariado. Foto: Rede Laço/Divulgação

Com ações por todo Estado, a Rede Laço de Voluntariado do Governo de Santa Catarina une entidades e voluntários num mesmo objetivo: fazer o bem ao próximo. Em quase dois meses de atuação desde que foi instituída, a rede solidária virtual já conta com quase 500 voluntários e 30 entidades cadastradas. A meta é multiplicar essas parcerias.

Por meio da plataforma digital, os voluntários se conectam com os órgãos, as entidades públicas e instituições privadas criando uma verdadeira relação de cooperação e solidariedade no Estado, reforça a presidente da Rede Laço, Késia Martins da Silva, primeira-dama e representante da sociedade civil. “Nosso objetivo é justamente inspirar as boas ações nos 295 municípios catarinenses. E para isso, nesse momento nós estamos trabalhando para ampliar a adesão dessas entidades ao programa, e, assim, alcançar o número máximo de pessoas”, explica.

Entre as entidades cadastradas na rede virtual se destaca o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. A parceria tem permitido maior divulgação das ações do Hemosc nos municípios catarinenses e incentivado a doação de sangue e plaquetas em todas as regiões.

“A importância dessa articulação com a Rede Laço para o Hemosc ganha bastante força e visibilidade pela diversificação das atividades e pelas possibilidades que a gente tem, que pode envolver tanto um recurso material quanto as habilidades das pessoas para ajudar os segmentos que precisam”, reforça a gerente de Ensino e Pesquisa do Hemocentro, Jussara Cargnin Ferreira.

A Rede Laço conta também com a parceria de instituições como o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a Defesa Civil, a Associação Beneficente Abadeus, de Criciúma, a Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), de Florianópolis, e a Casa Lar Luz e Caminho. Para as instituições menores e com menos abrangência no Estado, a rede solidária virtual permite que a entidade propague suas ações e atraia os voluntários. 

“É muito gratificante poder conectar essa entidades e voluntários em ações que vão salvar vidas”, afirma Késia Martins.

Como se cadastrar

O Programa Rede Laço foi criado para promover, valorizar, disseminar a cultura do voluntariado e incentivar a participação dos cidadãos nas iniciativas que necessitem de ações de solidariedade. 

Para fazer parte do projeto é preciso se cadastrar no site. Qualquer cidadão pode ser um voluntário, mas é necessário assinar um termo de adesão, cumprir alguns pré-requisitos de comportamento e respeitar as normas legais. Para as ações de enfrentamento ao coronavírus que sejam presenciais, só podem participar pessoas com boas condições de saúde e que não sejam do grupo de risco.

As entidades que desejam fazer parte da Rede Laço devem preencher o cadastramento com todos os dados da instituição, que passará por uma análise. A entidade deverá descrever detalhadamente a atividade a ser executada e a quantidade de voluntários necessários. Também é preciso assinar um termo de responsabilidade e atender às solicitações do Conselho do Programa Rede Laço. Não é permitido o repasse de valores, a concessão de vantagens ou ressarcimento de qualquer natureza aos prestadores de serviço voluntário.

O Programa

O Programa Rede Laço de Incentivo ao Voluntariado é vinculado à Casa Civil de Santa Catarina, a quem compete dar o suporte operacional e jurídico. Ele foi instituído pelo decreto estadual 559/2020, publicado no Diário Oficial do Estado nº 21.247, em 14 de abril. 

Já a Portaria nº 018/2020, publicada no DOE em 20 de abril, estabeleceu o Conselho do Programa  da Rede Laço. Designou ainda como presidente do Conselho, Késia Martins da Silva, e como vice-presidente, Giglione Zanela Maia.

>>>Conheça o site do Programa Rede Laço de Voluntariado

Informações adicionais à imprensa
Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3665-2104 / 98842-8479
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito