Mestre de Cerimonia Assessor Secretário  Especial de Relações Institucionais e Temáticas Noemir dos Santos Cruz representando o Prefeito de Itajaí e Coordenador de Estado - Por Jonas Augusto da Rosa

Palestra foi realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí

Itajaí, 26/04/13 - A cidade de Itajaí recebeu na noite desta sexta-feira (26) palestra sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O encontro serviu como consulta pública para o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, da Secretaria de Políticas de Promoção Racial – SEPPIR, do Governo Federal. A palestra reuniu, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí, gestores públicos, políticos, representantes dos movimentos sociais, sociedade e imprensa local.

O assessor da Seppir, Marcos Willian Bezerra de Freitas, conduziu a palestra apresentando os principais pontos do Sistema Nacional, o Sinapir, e respondeu aos questionamentos levantados pelo público. Segundo Freitas, a intenção é motivar municípios e Estados do Brasil a participarem das ações do Seppir e de desencadearem ações voltadas ao tema da Promoção da Igualdade Racial. “Esta política não é nova, mas hoje toma um novo rumo, pois está sendo organizada como forma de estabelecê-la na política pública brasileira”, esclareceu o assessor.

Assessor Seppir - Por Jonas Augusto da Rosa

Assessor da Seppir, Marcos Willian Bezerra de Freitas

O Coordenador de Estado da Igualdade Racial, Osvaldo Vargas, estava presente e salientou a importância de levar eventos como a Palestra do Sinapir para os municípios do interior de Santa Catarina como forma de integrar o Estado ao tema. “A coordenadoria da Igualdade Racial busca sempre o estreitamento com os representantes dos movimentos sociais e conselheiros para que possamos juntos conhecer os problemas que envolvem o tema e criar ações para combatê-las”, ressaltou Vargas.

O encontro teve como objetivo a exposição das propostas do Sinapir, além de dar oportunidade para ouvir dos participantes dúvidas e colaborações para que o Sistema possa ser aprimorado de forma democrática. O Sinapir servirá como uma ferramenta para que os municípios possam buscar recursos para a efetivação de políticas públicas de igualdade racial. O sistema prevê a adoção de ações afirmativas, de forma descentralizada entre os governados federal, estaduais e municipais, para formular ações destinada a combater os fatores de marginalização e para promover a integração racial da população negra.

Com o foco em promover a Igualdade Racial e de combater as desigualdades sociais resultantes do racismo e de superá-las que o Seppir também mantém até o dia 9 de maio a Consulta Pública Eletrônica do Sinapir (www.seppir.gov.br) para que toda a população possa contribuir com a construção desta proposta.

Público - Por Jonas Augusto da Rosa 2

Gestores públicos, representantes de movimentos sociais e
sociedade em geral acompanharam o evento

O coordenador de Estado da Igualdade Racial, Osvaldo Vargas, a pedido do público presente, deve se reunir com representantes dos municípios catarinenses, sejam eles do poder público ou movimentos sociais, nos próximos dias para que permitir uma melhor integração entre os fomentadores do tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR de Itajaí – Jonas Augusto da Rosa (texto e fotos)