Brusque, 15/05/2013 - O Governo do Estado está destinando R$ 60 mil para a SC Trade Show – 15ª Rodada de Negócios da Moda Calçadista de São João Batista, promovida pelo Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista. A abertura oficial foi realizada na quarta-feira, 14, no Infinity Blue Spa e Resort ,em Balneário Camboriú, e contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio, representando o Governador Raimundo Colombo, e o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido.

Segundo o presidente do Sincasjb, Wanderley Zunino, a expectativa de comercialização nos três dias de evento é de um milhão de pares de sapatos. Cerca de 350 lojistas do Brasil estarão presentes na rodada e poderão conferir os lançamentos do Outono/Inverno 2013 de aproximadamente 50 marcas.

“O mercado calçadista de São João Batista é forte nacionalmente e atrai compradores de vários estados. Este movimento econômico favorece nossa região, trazendo dividendos para o Vale do Rio Tijucas, atraindo mais indústrias para o município e gerando cada vez mais empregos. Esta cadeia de benefícios à população regional é que estimula o Governo do Estado a apoiar este evento todos os anos”, disse o secretário regional, Jones Bosio.

Os recursos destinados a SC Trade Show, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, estão dentro do novo modelo de transferência voluntária implantado pelo Governo do Estado em 2013, o SC Transferências. A 15ª Rodada de Negócios da Moda Calçadista é uma realização do Sindicato das Indústrias de Calçado de São João Batista, com o patrocínio do Sebrae, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Saiba mais sobre o novo modelo de transferência voluntária de recursos

O repasse efetuado à SC Trade Show foi realizado pelo SC Transferências, método pioneiro no Brasil, desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina. O portal foi criado para aumentar controle e transparência em relação aos pagamentos de convênios, subvenções sociais e contratos de apoio financeiro. Com a mudança, o Estado define as áreas que necessitam de recursos e cria programas específicos para transferências. Dessa forma, prefeituras, entidades, consórcios públicos e pessoas físicas que tiverem interesse em obter recursos públicos estaduais, devem se cadastrar e encaminhar projetos de acordo com os critérios de seleção do programa.

Para requerer o recurso, primeiro o proponente deve fazer o cadastro no site www.sctransferencias.sc.gov.br. Os dados são validados pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Os órgãos centrais (secretarias setoriais, autarquias, fundações e empresas públicas), em parceria com as SDRs, desenvolvem os Programas Transferências, onde são estabelecidos objetivos, critérios de seleção, tipo de proponente, contrapartida, entre outros itens.

A Secretaria de Estado da Casa Civil, a partir de determinações do governador do Estado, avalia o programa e autoriza a publicação no Portal SC Transferências. Feito isso, o Programa Transferência fica disponível na internet para que os proponentes possam encaminhar as propostas. Os projetos são avaliados tecnicamente e aprovados pelas autoridades competentes para que os instrumentos sejam assinados. Os proponentes vão executar os projetos, prestar contas e passar por uma avaliação de resultados. Qualquer irregularidade detectada pelo concedente ou pelos órgãos de controle impedirá o proponente de receber novas transferências.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque - www.bqe.sdr.sc.gov.br