Mafra, 16/05/13 - O Governo de Santa Catarina repassou nesta terça-feira, 14, o valor de R$ 140 mil para a Móvel Brasil 2013, que está sendo realizada em São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense. A ação foi realizada pelo SC Transferências, método pioneiro no Brasil, desenvolvido pelo Governo. O portal foi criado para aumentar controle e transparência em relação aos pagamentos de convênios, subvenções sociais e contratos de apoio financeiro.

Com a mudança, o Estado define as áreas que necessitam de recursos e cria programas específicos para transferências. Dessa forma, prefeituras, entidades, consórcios públicos e pessoas físicas que tiverem interesse em obter recursos públicos estaduais, devem se cadastrar e encaminhar projetos de acordo com os critérios de seleção do programa.

O valor total da ação foi de R$ 200 mil, tendo R$ 60 mil de contrapartida da Associação Regional da Empresa Moveleira (Arpen), solicitante do recurso e uma das promotoras do evento. O recurso foi utilizado para a instalação de elevador, construção de passarela, e outras melhorias na infraestrutura da feira.

Com foco voltado ao mercado interno, a Móvel Brasil mostra, a cada dois anos, toda a capacidade do setor e produtos diferenciados, com design contemporâneo e visão ambiental. A edição 2013 da feira reuniu mais de 100 expositores, distribuídos em 9.600 metros quadrados. A nona edição da Móvel Brasil acontece de 14 a 17 de maio de 2013 no Centro de Eventos Promosul, das 13h às 19h. Com o slogan “Design para um mundo melhor”, a feira visa mostrar o potencial das empresas moveleiras, que investem em produtos com design contemporâneo e processos de fabricação sustentáveis.

Como funciona o SC Transferências

Para requerer o recurso, primeiro o proponente deve fazer o cadastro no site www.sctransferencias.sc.gov.br. Os dados são validados pelas Secretarias de Estado Desenvolvimento Regional (SDRs). Os órgãos centrais (secretarias setoriais, autarquias, fundações e empresas públicas), em parceria com as SDRs, desenvolvem os Programas Transferências, onde são estabelecidos objetivos, critérios de seleção, tipo de proponente, contrapartida, entre outros itens.

A Secretaria de Estado da Casa Civil, a partir de determinações do governador do Estado, avalia o programa e autoriza a publicação no Portal SC Transferências. Feito isso, o Programa Transferência fica disponível na internet para que os proponentes possam encaminhar as propostas. Os projetos são avaliados tecnicamente e aprovados pelas autoridades competentes para que os instrumentos sejam assinados. Os proponentes vão executar os projetos, prestar contas e passar por uma avaliação de resultados. Qualquer irregularidade detectada pelo concedente ou pelos órgãos de controle impedirá o proponente de receber novas transferências.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra - www.mfa.sdr.sc.gov.br