DSC02665

Florianópolis, 22/07/2013 - O Governo do Estado realizou nova reunião na tarde desta segunda-feira (22) para definir o fluxo de atendimento às denúncias de violação de direitos humanos recebidas em Santa Catarina por meio do Disque 100, serviço disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Emprego, em Florianópolis.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da Secretaria da Casa Civil, Dirlei Maria Kaffer Gonçalves, a reunião abordou principalmente o funcionamento da Ouvidoria Geral do Estado, órgão que será parceiro no recebimento e encaminhamento das denúncias no Estado. Foi discutida também, segundo a diretora, a necessidade de verificar junto à coordenação do Disque 100, em Brasília, quais os requisitos necessários para o atendimento das demandas no Estado.

Está marcada para a próxima semana uma reunião entre as secretarias da Casa Civil e Segurança Pública e a Ouvidoria Geral do Estado para concluir a definição do fluxo de atendimento. A definição será apresentada em nova reunião ampliada prevista para a primeira quinzena de agosto.

Participaram do encontro desta segunda-feira as secretarias da Casa Civil, Assistência Social, Trabalho e Habitação, Administração (Ouvidoria Geral do Estado), Segurança Pública, Educação e Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Ministério Público, Prefeitura de Florianópolis, OAB-SC e a ADEH (Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade), de Florianópolis.

Disque 100

O Disque Direitos Humanos, mais conhecido como Disque 100, é um serviço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para atendimento às denúncias de violações de direitos humanos. O serviço atende toda a população, mas trabalha especialmente com grupos sociais vulneráveis, como crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua e o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

Mais informações:
Maiara Gonçalves