Chapecó (25/07/2013)

O auditório da prefeitura de Chapecó recebeu na tarde desta quinta-feira, 25, representantes de 45 municípios atendidos pelas secretarias regionais de Quilombo, Seara, Palmitos e Xanxerê, além de Chapecó. A reunião com a Casa Civil e a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado foi para esclarecimentos e orientações sobre o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) que destinará mais de R$ 500 milhões em investimentos às prefeituras catarinenses.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, o objetivo dos encontros será apresentar detalhes do fundo, esclarecer procedimentos e repassar orientações a todos os 295 municípios catarinenses para o envio dos projetos a partir do mês de agosto. O principal critério para a distribuição dos recursos será o número de habitantes por município. A intenção do Governo do Estado é que as prefeituras recebam, no mínimo, R$ 700 mil e que municípios com mais de 50 mil habitantes possam pleitear cerca de R$ 3 milhões.

Os recursos poderão ser utilizados nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e assistência social. Os prefeitos também podem utilizar na construção de centros integrados nas áreas de desporto e lazer, saneamento básico, aquisição de equipamentos e veículos novos e para a compra de máquinas e equipamentos rodoviários novos destinados às atividades operacionais das prefeituras.

O cronograma das reuniões iniciou nesta quinta-feira por São Miguel do Oeste e Chapecó. Nesta sexta-feira, 26, os encontros serão nas regionais de Joaçaba e Lages, envolvendo os municípios da região. Na próxima semana também estão marcadas reuniões em Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.