26.07.2013 - Reuniao Lages 12
Encontro em Lages teve mais de 60 participantes

Lages, 26/07/2013 - Nesta sexta-feira, 26, técnicos responsáveis pelo gerenciamento do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) orientaram 21 prefeitos da Serra e Meio-oeste sobre o cadastramento dos projetos que serão subsidiados pelo montante de recursos disponível. O encontro aconteceu na SDR Lages. O Governo do Estado criou o fundo para investir R$ 500 milhões em melhorias na infraestrutura, saúde, educação, saneamento, entre outras áreas, em todos os 295 municípios catarinenses.

Os recursos são oriundos de um financiamento feito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).  O número de habitantes determinará a fatia que cada município receberá. O valor varia entre R$ 700 mil e R$ 3 milhões.

As prefeituras terão autonomia para definir os projetos que serão subsidiados pelas respectivas cotas e poderão cadastrá-los diretamente no portal SCtransferências (www.sctransferencias.sc.gov.br), sem a necessidade de apresentá-lo ao Conselho de Desenvolvimento Regional. “Qualquer cidadão poderá acessar o portal e conferir a aplicação dos recursos”, explica o diretor dos Fundos da Fazenda, Francisco Pinheiro. O cadastramento poderá ser feito a partir da segunda semana de agosto.

Paralelamente ao cadastramento, as prefeituras apresentarão a documentação ao BRDE, que fará a análise técnica. Cada município poderá apresentar até duas propostas de trabalho. “Estamos preparados para receber a avaliar a grande demanda de projetos que serão encaminhados nos próximos meses”, ressalta o diretor de Planejamento do banco, Rogério Penetra.

Os secretários de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro; São Joaquim, Solange Pagani; e Curitibanos, Roque Stanguerlin; acompanharam a reunião. As SDR cumprirão o papel de fiscalizar o andamento prático das ações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages