52491983092 8489fcc6c5 c

O governador Carlos Moisés inaugurou nesta sexta-feira, 11, em Praia Grande, a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Mampituba (Cima). Com a estrutura, a primeira no estado, os municípios ganham mais autonomia, agilidade e flexibilidade para os serviços de pavimentação de ruas, seja na área urbana ou rural, além de diminuir os custos, contribuindo com o desenvolvimento sócio econômico da região. O investimento foi de R$ 8,8 milhões para a compra dos equipamentos, insumos e conjunto de britagem, por meio do Programa SC Mais Asfalto. 

A usina funcionará sob o sistema de consórcio celebrado entre os municípios de Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. O empreendimento terá capacidade de produção de 80 toneladas/hora de asfalto e o conjunto de britagem 70 metros cúbicos/hora. Ainda no ato foi entregue uma motoniveladora para o Consórcio Cima no valor de R$ 1 milhão. 

“É um projeto que leva desenvolvimento aos municípios. Aqui na região temos uma grande vocação turística, do agronegócio e de novas empresas que irão se instalar. Serão feitos asfaltos de qualidade, com custo reduzido em torno de 40 a 50%, possibilitando que o dinheiro público renda mais e tire a lama e a poeira da vida das pessoas”, disse o governador. 

O secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Alexandre Martins, destacou que as usinas estão sendo construídas em todas as regiões de Santa Catarina e fazem parte da estratégia do Governo do Estado para melhorar as condições das estradas municipais. No total serão 12 usinas no estado. “Com as usinas o asfalto vai chegar mais rapidamente nas comunidades. Aqui temos um grande exemplo de sucesso.”

Municípios comemoram a iniciativa

Para o prefeito de Praia Grande, Elisandro Pereira Machado, o Fanica, a usina vai potencializar a infraestrutura dos municípios. “Vamos ampliar a prestação de serviço à população, melhorando as condições das estradas e consequente a qualidade de vida das nossas comunidades.” 

“É um sonho. Jamais imaginamos que íamos ter uma usina de asfalto. Para os municípios pequenos iguais aos nossos, aqui no Extremo Sul catarinense, é um grande ganho. Vai dar condições para que possamos levar pavimentação para os locais e melhorar a vida das pessoas”, pontuou o prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira.

O presidente da Santur, que já foi prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, destacou os investimentos do Governo do Estado na região e a importância da usina. “São grandes conquistas, que vão mudar a realidade da nossa cidade e de toda região.”

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva,o deputado estadual, José Milton Scheffer, prefeitos da região, além de outras autoridades e comunidade.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito