Nelson Serpa e Celso Vedana

Secretário Nelson Serpa e diretor da Fecam, Celso Vedana

Florianópolis - 10/01/2013 - A participação do Governo do Estado no 11º Congresso Catarinense de Municípios foi definida nesta terça-feira (15) durante reunião do secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, com o diretor de Relações Institucionais da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), Celso Vedana. O congresso, organizado anualmente pela federação, reúne principalmente prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais e será realizado nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro em Florianópolis.

O dia 26 foi reservado para as apresentações do Governo Estadual, incluindo a participação do governador Raimundo Colombo na abertura da programação. “Nosso objetivo é estreitar a relação do Estado com as prefeituras catarinenses. Será uma boa oportunidade para ajustar programas e ações que possam ser desenvolvidos em parceria com municípios com ênfase especialmente na saúde e educação”, ressalta o secretário Nelson Serpa.

No dia reservado ao Estado, além da abertura com a mensagem do governador, a programação contará com palestras de alguns secretários setoriais. De acordo com o secretário da Casa Civil, também será apresentado o novo modelo de transferências voluntárias de recursos públicos do Estado para as prefeituras, entidades sem fins lucrativos, pessoas físicas e consórcios públicos. “Desde outubro do ano passado as transferências passaram a ser gerenciadas por meio do Módulo SCTransferências, que oferece mais agilidade e transparência na aplicação dos recursos”, observa Serpa.

Para o diretor da Fecam, Celso Vedana, é fundamental a participação efetiva do Estado no Congresso que discutirá integração governamental, inovação dos modelos de gestão e visão estratégica. Somente no ano passado, o evento reuniu mais de 1200 gestores públicos e neste ano a previsão é de pelo menos 1500 participantes. “Nossa intenção é que o Governo tenha a oportunidade de se apresentar aos novos prefeitos. Sabemos que 2012 foi difícil tanto para o Estado quanto para os municípios, por isso esperamos que 2013 seja um ano de muitas obras e investimentos e a Fecam dará todo o apoio necessário”, afirma Vedana.

Mais informações:
Maiara Gonçalves