reuniao-vazamento-2

Objetivo é estabelecer ações para providências efetivas na minimização do impacto

Florianópolis - 29/01/2013 - O Governo do Estado promoveu um novo encontro na tarde desta terça-feira (29) para discutir as ações relacionadas ao vazamento de óleo no Sul da Ilha. O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, reuniu o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o presidente da Fatma, Gean Loureiro, o diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Pesca, Roni Barbosa, além de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura Municipal de Florianópolis e Polícia Ambiental.

O objetivo do encontro foi alinhar ações após a divulgação de laudo de que não há contaminação no local.  O resultado da análise laboratorial de água e moluscos solicitada pela Secretaria da Agricultura à Universidade de São Paulo (USP) foi divulgado na manhã desta terça-feira. Todas as análises, de acordo com o diretor Roni Barbosa, comprovaram a inexistência de qualquer contaminação nas amostras coletadas no local do vazamento. “Os moluscos estão, técnica e cientificamente, aptos para o consumo humano”, destacou o diretor, com o laudo em mãos.

“O objetivo maior do Governo do Estado é buscar uma convergência, um alinhamento de ações entre todos os órgãos envolvidos no processo para tomar providências efetivas. É importante que cada uma das instituições atue em conjunto para apontar soluções e minimizar qualquer possível prejuízo”, ressaltou o secretário da Casa Civil, durante o encontro.

Além disso, os órgãos envolvidos trabalham para a reversão da determinação da Justiça Federal de que seja ampliado o embargo à área de maricultura nas baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina. Para isso, foram destacados profissionais com experiência na área para participarem da audiência de conciliação, marcada pela Vara Federal Ambiental de Florianópolis na próxima quinta-feira (31), com o intuito de prestar informações e colaborar para o esclarecimento das consequências do vazamento, provocado por uma ação de furto em um dos transformadores da Celesc localizados no Sul da Ilha.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(48) 3665-2005 / 8843-3497

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: Secretaria de Estado da Casa Civil | Acesso restrito